Correção do layout do teclado abnt2

Infelizmente não foi possivel configurar corretamente o layout do teclado para pt_BR corretamente, ou seja tudo funcionou perfeito ate eu tentar escrever uma letra acentuada, ao invéz de escrever por exemplo “é” acabava escrevendo “´e”. Após esgotar as possibilidades de configuração eu comecei uma busca nos foruns por alguma solução, a melhor alternativa encontrada foi inserir em /etc/bashrc o seguinte comando:
“setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2”
(Fonte viva-o-linux)
Isso resolveu o problema para min, porem pensei nos novos usuarios de lingua latina que provavelmente passarão por problema similar pois suas respectivas linguas que tambem contenham caracteres acentuados.
A opção comun de layout abnt2 não consta em nenhuma configuração seja ela na interface grafica (xfce) ou em arquivos configuração tornando a correção pouco intuitiva ou fácil de resolver.
Espero ter ajudado, obrigado a todos e boa sorte!

2 Likes

Oi @Roberto! Vc também pode ver outra opção no guia ’ [How-To] Change keyboard layout’ do classic forum também. (topic=1818.0)

Eu usei o seu comando setxkbmap -model abnt2 -layout br -variant abnt2 depois exportei a configuração do teclado da minha sessão atual com xmodmap -pke > ~/.Xmodmap e salvei no meu arquivo de configuração do shell - $HOME/.zshrc o seguinte:

if [[ -f $HOME/.Xmodmap ]]; then
    xmodmap "$HOME/.Xmodmap"
fi

Abraços!

Nossa, muito, mais muito obrigado. Passei muito tempo procurando como alterar o teclado de forma definitiva, porém o seu método foi o único que funcionou. A única mudança que fiz foi alterar o nome do arquivo “$HOME/.zshrc” para “~/.bashrc”, pois eu vi que ele aparece assim no meu sistema operacional (lubuntu 20.04 stable).
Criei a conta só para agradecer e começar a utiizar o forúm, afinal, essa não é a primeira duvida que tive e não será a última.

1 Like