Vacilos na instalação

Como mudar alguns parâmetros pós instalação? tipo o /home pra outro hd?

Não faço ideia mas imagino que deva dar para fazer isso pelo programa gparted. Talvez clicar com o botão direito em cima dela e copiar sua /home e depois clicar no outro HD em algum menu que tem lá e colar? Não sei, dá uma fuçada no Gparted achei documentação em português, dá uma olhada quando tiver tempo:

Ali na parte "Movendo uma partição"
https://gparted.org/display-doc.php?name=help-manual&lang=pt_BR#gparted-move-partition

Olá!

1. Copiar todo o conteúdo da pasta /home para a nova partição, mantendo as permissões dos dados.
  2. Apagar o conteúdo da pasta /home
  3. Editar /etc/fstab e adicionar a nova partição a montar em /home
  4. Reiniciar

Estas operações devem ser feitas como root para não haver conflitos durante a remoção dos ficheiros.

Para manter permissões e evitar quebrar ligações a cópia deve fazer-se da seguinte forma (ver man cp para mais informação):

cp -PpR <origem> <destino>

Para saber o UUID da partição: lsblk -f

Mais sobre /etc/fstab

Contudo, será mais fácil copiar apenas o conteúdo que interessa mudar e criar symlinks para o novo destino, montando depois o nova partição no arranque (editando /etc/fstab) noutro sítio qualquer. Por exemplo, eu tenho a minha pasta /home na mesma partição que o sistema, mas todas as pastas de dados pessoais (Documentos, Imagens, Downloads, etc.) são symlinks para outra partição.

[mbb@mbb-laptop ~]$ cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information
#
# See fstab(5)
#
# <file system>                                 <mount point>   <type>  <options>                                               <dump><pass>
UUID=f80640d5-cb8c-4daa-95bf-7f1964536d9b       /               ext4    rw,noatime,data=ordered                                 0    1
UUID=9fc4f8fb-4e61-4500-bcca-76fe9bc85058       /mnt/Data       ext4    rw,noatime,data=ordered                                 0    2
UUID=D46445A4644589E6                           /mnt/W7Boot     ntfs    ro,noatime,nofail,noauto,x-systemd.device-timeout=5     0    0
UUID=3886471E8646DBCE                           /mnt/W7Sys      ntfs    ro,noatime,nofail,noauto,x-systemd.device-timeout=5     0    0
/swapfile                                       none            swap    defaults                                                0    0
tmpfs                                           /tmp            tmpfs   defaults,noatime,size=8G,mode=1777                      0    0

A partição montada em /mnt/Data é onde tenho os meus dados pessoais. As ligações a essa partição são as seguintes:

[mbb@mbb-laptop ~]$ ls -la | grep /mnt/Data
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      34 jul 28 19:32 Documents -> /mnt/Data/Users/mochobb/Documents/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      34 jul 28 19:32 Downloads -> /mnt/Data/Users/mochobb/Downloads/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      30 jul 28 19:32 Music -> /mnt/Data/Users/mochobb/Music/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      33 jul 28 19:32 Pictures -> /mnt/Data/Users/mochobb/Pictures/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      23 jul 28 19:36 Public -> /mnt/Data/Users/Public/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      34 jul 28 19:32 Templates -> /mnt/Data/Users/mochobb/Templates/
lrwxrwxrwx  1 mbb  mbb      31 jul 28 19:32 Videos -> /mnt/Data/Users/mochobb/Videos/

EDIT: De acordo com as recomendações de @eugen-b, se preferires a segunda opção (criar symlinks em vez de mover toda a pasta /home) é preferível utilizares a pasta /media em vez da pasta /mnt, uma vez que a última é utilizada em muitos guias para montar partições temporariamente.

Cumprimentos,

Sorry for English! I would recommend /media/Data, because /mnt is used in many tutorials for system administration related commands. And when a user copies and pastes these commands the data will be temporarily inaccessible.
But I completely support the general idea! As you know.

I edited my post. Thanks.

Se eu te falar que li e reli varias vezes e ainda não sei o que é para fazer, vc acredita? acho melhor fazer curso de terminal e shell script enquanto meu ssd ainda tem memoria sobrando. Vou salvar aqui oque vc disse, e quando souber como fazer eu faço. Valeu pela ajuda.

Se eu tiver tempo depois explico melhor.

relaxa, estou ha 9 dias no linux, resolvo isso ate o final do mês. Valeu.

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.