Será que formatar o Windows é sempre a solução para todos os problemas? Porque não dar uma chance ao Linux?

Será que formatar o Windows é sempre a solução para todos os problemas? Porque não dar uma chance ao Linux?

Tenho feito alguns vídeos sobre o Manjaro Linux em meu canal, se puderem dar essa moral e inscrever-se seria um grande apoio.

1 Like

Bela reflexão no vídeo. Com certeza dar uma chance a uma alternativa é um caminho. É preciso desfrutar de uma perícia para poder consertar problemas críticos em sistemas operacionais.

No Manjaro temos o manjaro-chroot para poder reparar o sistema via pendrive. Eu abri uma postagem sobre isto recentemente (The manjaro-chroot command does not detect my installed Manjaro).

Usar o chroot é de suma importância para poder aumentar o suporte técnico a um sistema GNU / Linux. E assim tornar ele uma alternativa cogitável.

Vamos divulgar as qualidades do Manjaro para ele ser uma possibilidade para usuários mais leigos.

Valeu! #TâmoJunto

1 Like

Valeu irmão!

Não é fácil difundir uma alternativa ao mundo Windows. Muitos se acham presos, mesmo com a quantidade absurda de problemas que enfrentam.

Porque não tentar algo diferente? Vejo diversas empresas pagando para os "profissionais" que instalam Windows e Office piratas, abrindo assim as portas de seus computadores para problemas...mas porque não dar uma chance ao Linux e suas alternativas?

Valeu pelo comentário!!

1 Like

Implementação empresarial aí sim temos as melhores opções para tal.

O problema é usuário doméstico que é um saco ter que oferecer o GNU / Linux para ele como uma segunda alternativa sequer.

Eu trabalho com formatação de computadores e para todo mundo que posso eu ofereço o Manjaro em dual boot. Alguns são conquistados, muitos se desiludem. Mas são dilemas do ofício e (paciência é uma virtude nestas horas, haha).

Abraços!

1 Like

É amigo, já trabalhei com formatação (alguns anos atrás) e naquela época eu já indicava o dual boot, mas muitos torciam o nariz e achavam que seria trabalhoso, que nem compensava.

Mas seria legal ver as pessoas abrindo suas cabeças para um novo mundo no computador, assim como fizeram a poucos anos com relação à seus aparelhos de celular.

Mas estou com você, para lidar com os usuários é preciso muita paciência.

1 Like

Falou todas as verdades possíveis, meu rei. Haha. Sucessos! :muscle:

1 Like

Mano, assisti alguns vídeos do seu canal e gostaria de dar algumas dicas:

1 - Separar temas
2 - Roteiro

1 - Separar o seu canal em canais agrupados por temas é essencial, por questões do algorítimo de busca do youtube, e por facilidade da tiazona do zap encontrar conteúdo, caso se veja interessada. Um canal pra corridas e jogos de corrida, um canal pra linux. Já existem muitos, eu concordo, mas não é assim que acontece também, com as próprias distros?

2 - As pessoas hoje não tem tempo. Quanto menos você enrolar, parar pra pensar, mais atrativo fica seu canal. Porquê assim, você disponibiliza informação, rápida, direta.

Outra coisa também a se pensar, é se colocar no lugar da doninha de casa. Uma rolling distro, como é o manjaro é 0% recomendavel pra quem tem 0% de experiência em computadores. Eu tento sempre empurrar linux pra turma quando formato algum computador, recomendando sempre um linux mint, em suas versẽos cinnamon e xfce. É vantajoso pra gente, porquê é um usuário a mais no mundo linux, e é vantajoso pra pessoa, que nem se quiser consegue pegar vírus e muito dificilmente vai te procurar denovo pra serviços no sentido de formatação, no máximo configurar uma impressora.

Essa tática funciona muito bem com a dona de casa e com o estudante que usa o computador pra digitar texto e ver netflix. Em suma, com a turma no geral que não precisa usar recursos gráficos, quer seja jogos ou softwares de edição, apesar de termos versões excelentes no mundo open source.

Talvez, a melhor forma do linux sair campeão, que é uma causa em nossos corações (kkkk), seja dar as pessoas o que elas precisam e não o que a gente gostaria.

Forte abraço mano, tamo junto.

Fala cara, beleza?

É interessante ler criticas construtivas, e de alguém que realmente viu alguns vídeos do canal.

Tipo, sei que poderia criar vários canais...um para cada tema, mas achei melhor deixar em um só canal e criar 3 Playlists (Automobilismo, Jogos e Linux) onde eu "separo" os temas do canal.

Sobre o roteiro, esta previsto sim. Acredito que aos poucos, os vídeos vão ganhando mais qualidade no conteúdo. E isso não é algo simples, porque muitas vezes gravar, editar, enviar os vídeos é um processo demorado e trabalhoso.

Sobre "empurrar" linux pra turma, muitos anos atrás eu dava manutenção em computadores e não funcionava muito bem, porque o pessoal queria era Windows. Mas mesmo assim eu mandada o Windows e o Ubuntu (Dual Boot), mas posso te afirmar que a maioria só usava o Windows.

Já sobre o Manjaro, instalei no computador da minha mãe...por incrível que pareça ela se virou muito bem. Mas no vídeo, uma distro que eu indico é o Linux Mint.

Como tem poucos vídeos sobre Manjaro, resolvi fazer alguns vídeos sobre ele...pois vejo pessoal testando, e muitas vezes com dificuldades básicas.

Rapaz, gostei muito da sua opinião. Sempre gostei de tecnologia quando criança e, quando um pouco mais velho, comecei a trabalhar em T.I. Apesar de não ter continuado na área, continuo estudando e aprendendo mais sobre.

O mundo Open Source era algo inexplorado por mim, até que comecei a ler um pouco mais e assistir vídeos a respeito do Linux. Assim, decidi arriscar e largar o Windows.

Posso confessar uma coisa? Foi uma das melhores opções tecnológicas que aderi. Simplesmente não consigo voltar pro Windows de tão boas e completas que são as Distros Linux.

O único porém, que até hoje eu fico um pouco chateado, é que ninguém dá valor pra essa pérola. Infelizmente, empresarialmente falando, as pessoas se prendem aos programas famosos da Microsoft.

1 Like

Valeu @n_egev, sempre é legal ver pessoas entendendo a mensagem que queremos passar. Já trabalhei com manutenção, instalação, etc em PC e muitas pessoas tinham um pé atrás a qualquer coisa que não fosse Windows.

Eu sempre tive curiosidade, usei o Kurumin lá pelos anos 2000 (estou ficando velho)...depois fui para o Ubuntu, e agora estou aqui no Manjaro. Posso te dizer que abandonei boa parte do uso no Windows, só usando basicamente para alguns jogos, AutoCAD e Sketchup, quando necessário no PC...já no Notebook de trabalho vai de Manjaro mesmo.

Infelizmente algumas empresas estão ancoradas em soluções Windows, outras se prendem porque não vão atrás de opções.

Eu posso afirmar que hoje em dia, grande parte das empresas poderiam utilizar o Linux em seus desktops de forma excelente. Em residencias esse número é maior ainda. O nicho que ainda sofre é o Gamer, mas aos poucos vai melhorando e mais jogos estão funcionando no Linux.

Show!

Me perdoe a demora, Carlos.

Mas enfim, você tem muita razão. Acho inadmissível não ter um suporte decente do AutoCAD e alguns jogos para Linux, pois não sei o que eles perdem se migrarem seus programas para as Distros...

Fiquei contente recentemente que minha empresa está usando somente o G Suite (a suite office do Google) para tudo agora, abandonando de vez o Excel. O problema é que infelizmente, ainda torcem o nariz quando fala-se de Linux... Até hoje não sei o motivo.

1 Like

Há sempre o DraftSight e o FreeCAD, entre outras soluções pagas. Atualmente o DraftSight já inclui também ferramentas 3D.

Este é parte de um trabalho que fiz em AutoCAD há uns anos. É bastante complexo e abre perfeitamente em DraftSight.

Este é um modelo que fiz há uns anos em FreeCAD para uma disciplina. Os meus colegas utilizaram o AutoCAD e tiveram de calcular os volumes através de fatias entre perfis de corte. Eu peguei num mapa do Marble, vetorizei as curvas de nível, criei sólidos e saquei os volumes através dum script em python. Foi muito mais rápido!

Infelizmente o AutoCAD é o que se aprende durante a formação. Esta é a razão pela qual todas as empresas o utilizam.

Tranquilo amigo. Tem algumas coisas que não consigo entender, e uma delas é porque muitas pessoas passam raiva com o Windows e não testam uma distro Linux, é muito loko isso. Outra coisa, tem bastante pessoas e empresas que utilizam muitas soluções que não dependem do SO (muitas empresas hoje já utilizam seus sistemas nos browsers, você vai me entender) e ficam presas ao Windows.

Aqui tenho Windows 10 para jogar, e depois dessa última atualização você acredita que não consigo mais pesquisar um programa? Isso mesmo, quando eu clico no Iniciar e digito o nome do programa (ex: Notepad), não me retorna NADA...sem contar o bug do processamento absurdo que a Cortana esta utilizando. Basicamente nesse PC só uso o Windows para jogar mesmo e poucas outras aplicações que ainda não consigui sair.

Mas é sempre legar ver empresas tentando e testando novas soluções, saindo um pouco da caixa e abrindo a cabeça para soluções "não-MS".

Boa dica, por coincidência essa semana precisei abrir aqui no Manjaro um arquivo CAD que meu engenheiro enviou, instalei o DraftSight e abriu 100%!! Agora é achar uma solução para o Sketchup, sem ser o OnLine.

Instalei via WINE, tem alguns bugs...mas vamos seguindo.

Há sempre as dicas do WineHQ.

1 Like

Rapaz, fiquei contente de ver isto!

Lembro que antes mesmo de migrar pra plataforma OpenSource, eu conheci o Wine e as vantagens dele. Gosto muito deo Wine, mas o problema de compatibilidade dele com alguns programas me incomoda um pouco.

Ver um programa que roda nativo assim me dá ânimo de ver projetos até melhores rodando tranquilamente.

1 Like

Sei como é... aqui no trabalho está a mesma coisa: se eu quiser procurar uma planilha ou um documento simples, tenho que me lembrar da pasta mais próxima a ele e procurar no Explorer (com toda sua "impressionante" lentidão). Esqueça a tal da Cortana, pois é inútil... não chega nem perto da funcionalidade da voz do Google (não testei a Siri, então não posso comentar).

1 Like

É isso ai pessoal, é legal ver pessoas e empresas tentando, mesmo que aos poucos, abrirem suas mentes e verem que existe vida fora do mundo MS. Hoje as distribuições Linux são muito estáveis, tem uma compatibilidade boa de softwares e hardware.

Tomara que isso só melhore!!

Forum kindly sponsored by Bytemark