Partilha de conhecimento

Olá a todos, vou começar com uma breve apresentação.
O meu nome é Igor e sou de Lisboa, Portugal.
A primeira vez que utilizei Linux foi uma distribuição que se chamava Mandriva ali em 2010+-, quando estava na faculdade.
Na altura, o SO que utilizava mais era o Windows então achei o Mandriva muito confuso e acabei por desistir... Até porque jogava jogos no PC, então era mandatório ter Windows.

Há uns meses atrás resolvi voltar a fazer experiências em Linux... Fui ao "user-friendly" e experimentei o Ubuntu... Não o achei muito atraente, mas como estava familiarizado já com o terminal do Ubuntu resolvi experimentar o Linux Mint.
Comecei por experimentar o MATE... Achava muito bonito mas sentia que lhe faltava alguma coisa... E sempre que procurava por info do SO via, recorrentemente, comentários de que a verdadeira experiência do Linux Mint estava no cinnamon... Resolvi então dar-lhe uma tentativa mas continuei com aquela sensação de que faltava alguma coisa...

Fui ao site do distrowatch e num dos lugares cimeiros estava o manjaro, li reviews sobre o sistema e vi uns vídeos e resolvi experimentar... Comecei pelo KDE. Tendo em conta que o meu portátil tem praticamente 10 anos, o sistema não era bem fluído e resolvi dar uma oportunidade ao DE XFCE que nunca tinha experimentado.

Tenho a dizer que estou completamente encantado. Gastei 18€ e comprei um SSD (o mais barato da loja, com apenas 120gb) mas tenho aqui um computador que para as tarefas mais básicas como consultas na internet, compras para a casa, ver vídeos.. faz o que é necessário. O computador está completamente fluído e quando o ligo, está pronto a utilizar nuns 10/15 segundos.. Não quero mais nada para além disto.

Sei que cada pessoa tem as suas necessidades mas tendo em que conta que ainda estou a descobrir o sistema, há alguma coisa que queiram partilhar comigo?
Um programa que consideram indispensável, um tweak maravilhoso. Uma particularidade do XFCE/Manjaro/Linux que vos deixe maravilhados?

Agradeço a contribuição. Resto de bom dia para todos, e disfrutem do vosso SO. :smiley:

2 Likes

Oi Igor, pena que ninguém te respondeu aqui. Vi que você não está ativo desde 6 de outubro, mas quem sabe você não lê isso um dia? Então vamos lá:

Sou brasileira, uso Linux desde o ensino médio -- fazem uns anos isso já. Usei Ubuntu por eons por pura conveniência mas era cheia de ódio pela distribuição. Hoje uso o Manjaro KDE e gosto muito, mas quero bastante experiementar o XFCE e o I3.

Gosto muito de customizar o KDE, tô sempre buscando formas novas de mudar meus PCs. Hoje uso um ThinkPad com KDE e um PC com KDE também.

Em relação a programas, tô amando usar o Typora pra escrever -- não programar! Já usou?

Forum kindly sponsored by