Manjaro no DioLinux 3

2 Likes

Até curto os vídeos dele, mas só quando ele fala da base Debian/Ubuntu, pois quando ele fala do Manjaro, é muita groselha.

Os vídeos são mais para que os seguidores dele não utilizem o Manjaro, do que uma review de verdade...

Sauda√ß√Ķes.

3 Likes

O objectivo do dionathan é mais do ponto de vista leiga
Se pessoas que migrar em do Windows, activarem o aur e depois virem compilação eu acho que pelo menos as pessoas iriam ficar assustadas sem saberem o que fazer

Boa amigo,
Por estas e outras que deletei minha conta no f√≥rum dele (eu at√© tentei dar uma chance), mas ele tenta de forma indireta ou direta meter pau no Manjaro, tentar mostrar a superioridade do Ubuntu e sempre fazendo compara√ß√Ķes entre Debian-based como Ubuntu com Manjaro como se fossem a mesma coisa.

Lembro-me de quando ele fez um post no blog a respeito das distribui√ß√Ķes que podem vir a morrer fazendo refer√™ncia ao Slackware e o Arch (consequentemente Manjaro). Foi uma das maiores besteiras que ele escreveu, e tamb√©m fica fazendo campanha indireta para evitar as pessoas de usar distros rolling-release e as desculpas s√£o sempre:

1. √Č inst√°vel, pode quebrar a qualquer momento
2. Não é ideal para uso profissional, doméstico e/ou de trabalho, principalmente por causa de 1.
3. E o motivo mais importante. Não é Ubuntu.

De uns tempos pra cá, notei uma inclinação doentia dele para com tudo relacionado a Canonical e Ubuntu. Ninguém pode criticar tal distro. Até no Mint ele tem metido pau e agora virou Gnome advocate. Não sei como traduzir, advocate.

√Č isso. Fica aqui minha opini√£o.

Que leigo não pode usar o Manjaro? Amigo, o Manjaro é tão fácil quando o Ubuntu. Tens o Pamac e tudo que precisas num só lugar. Em Ubuntu, precisas tu ficares a procurar pacote deb por sites à la Windows style e tens também de adicionares ppas, activar repos extras para ter acesso a mais pacotes. Alta dependência de snap, enquanto aqui em Manjaro isto é totalmente opcional e longe de ser forçado. Não há snapd se instando por nossas costas, muito mais transparente.
O maior problema √© as pessoas acabam supestimando o Ubuntu e diminuindo toda e qualquer alternativa, as vezes superior. √Č como se a fama do Ubuntu, esmagasse as distros pequenas, ainda mais quando n√£o tem a mesma base.

O que pode quebrar na base debían são os ppas
No manjaro stable talvez os aur (mas para mim esses s√£o as √ļltimas escolhas que eu fa√ßo

Em alguns vídeos dele é exatamente isso que eu vejo, não são em todos os vídeos sobre o Manjaro que ele faz isso, mas é em sua grande maioria.

Ele tem um papel importante aqui no Brasil quando o assunto é Linux, mas parece que ele está se perdendo conforme vai ganhando mais seguidores, ou ele não percebe o que está fazendo, ou faz conscientemente. Apesar disso, ainda respeito o trabalho que ele já fez e ainda faz para o Linux aqui, só não acompanho o trabalho dele como antes, parei de me importar quando ele fala algumas bobagens.

O √ļnico problemas √© que, ele n√£o pode fazer um v√≠deo sobre o Manjaro, que chove de usu√°rio abrindo t√≥picos no f√≥rum dele reclamando do Manjaro. Existe um v√≠deo dele sobre o Manjaro KDE, ele incita os usu√°rios de forma indireta h√° quebrarem o sistema ao desinstalar as ferramentas Qt, tentei argumentar no v√≠deo, mas como l√° ele √© tratado como um deus, a resposta dele foi meio que infantil para algu√©m que possui o conhecimento sobre Linux que ele tem.

Tirando quando ele fala do Manjaro ou Archlinux, os outros assuntos eu até que recomendo. Inclusive, eu conheci o Manjaro através dos comentários nos videos dele em 2014.

Sauda√ß√Ķes.

1 Like

O usuário que pode quebrar o sistema, principalmente por não ler sobre o funcionamento do sistema que ele utiliza. Outra coisa é, o usuário aceita melhor os problemas do sistema que ele quer usar, e esses mesmos problemas em um sistema que ele não tem interesse, ele julga como sendo muito maior do que é.

Sauda√ß√Ķes.

1 Like

Não tem um vídeo que vejo dele sobre o Manjaro ou Arch Linux que ele não mete pau ou joga indiretas e como bem disseste, sempre comparando com Ubuntu.
Lembro-me de um vídeo no qual o mesmo reclamou do Avahi ou Zeroconf, esses pacotes fazem parte do ecosistema do Arch Linux.

As vezes acho que √© conscientemente mesmo. O ruim √© que mesmo que ignoremos, como tu mesmo disseste, "ele tem um papel importante aqui no Brasil", faz com que as burrices que ele diga tornem-se verdades absolutas j√° que n√£o h√° canal com relev√Ęncia suficiente para bater de frente e corrigi-lo ou mostrar uma outra vis√£o. Tive a conta bloqueada no canal dele, justamente por criticar os snaps e apontar falhas no conceito, criticar a posi√ß√£o da Canonical (com educa√ß√£o, √≥bvio). Adivinha? Meus coment√°rios n√£o aparecem para os outros, apenas para mim, descobri tentando acessar os coment√°rios deslogado. Talvez at√© seja por isso que em todos os coment√°rios eu vejo pessoas elogiando e talvez que critique seja seu √ļltimo coment√°rio, hehehe. N√£o posso provar nada, mas √© o que parece.

Sai do fórum dele faz tempo, o pessoal lá é bem fechado, mas pelo menos não xingam-te na cara como noutros fóruns, são mais educados, mas ainda assim fechados.
N√£o sei se cheguei a ver esse v√≠deo, mas vi alguns sobre o Manjaro, mas o cara critica detalhes t√£o min√ļsculos, famoso "nit-picking", tipo: a cor de √≠cone de notifica√ß√£o na barra inferior direita est√° muito escuro. √Č como se for√ßasse me procurar defeitos.
Em relação a ser tratado como um deus, é, percebi isso, principalmente no fórum dele. Qualquer coisinha e aparecem uns 30 para defendê-lo e sempre dando 'gostei' no que ele fala, mesmo falando merda (desculpe o termo).

Poderia ter tido a chance de conhecido através de alguém melhor, né? risos :rofl:
Aposto que pelas críticas dele, muita gente já deixou de experimentar o Manjaro e até outras distros. Agora ele tá a criticar o Linux Mint por causa da treta com os snaps. Falem o que for, mas estou do lado do Mint nessa. :face_with_hand_over_mouth:

1 Like

Acompanho os vídeos dele a uns 2 anos, ele sempre puxa sardinha pros Ubuntu based. Deve ser porque foi a primeira distro que ele usou.
Eu n√£o esquento muito, toda vez que ele reclamar de algo do Manjaro vou nos coment√°rios e posto a minha impress√£o. Na maioria das vezes ele reclama de coisas bestas como design ou quebrar o sistema desinstalando algo.
J√° tenho 20 anos usando Linux, de todas as distros que usei o Arch foi a que mais gostei pela filosofia e comunidade, decidi pelo Manjaro pela estabilidade e polimento.

Você já verificou se seus comentários aparecem em um navegador onde você não está logado no youtube?

Alguns dos meus comentários ele deixa oculto, deixando visível só os que interessam para ele, esse foi um dos motivos que me fez deixar de acompanhar os videos dele.

Sauda√ß√Ķes.

Creio que aparecem, j√° recebi curtidas de outras pessoas.

I managed to translate the whole video about Manjaro to English, adding subtitles to make it be known worldwide, but I got my time wasted since he has refused to add my subtitles. Same for Spanish.

I think he's kinda afraid of what could Manjaro team think about his nitpicking complaints regarding Manjaro and Arch as a whole. It's embarrassing to see such video.

All the time he tries to review Manjaro (and also other distros that aren't Ubuntu-based) they spread nonsense and misunderstand basic Arch system concepts...

He does a disservice (on purporse or without realizing) to the Arch and Manjaro community. The problem is the huge audience and influence he has in Brazil and Portugal with his videos. It's one of the biggest YouTubers about Linux in the platform, 413K subscribers as seen from 07/13/2020.

Vocês acham uma boa ideia criar um canal no YouTube focado só no manjaro?

Um blog do Brasil que √© focado no Manjaro est√° querendo come√ßar um canal ainda este ano, s√≥ est√° faltando alguns ajustes. S√≥ uma dica para quem querer iniciar um canal, se a pessoa se preocupar com os n√ļmeros assim que come√ßar a postar os videos, √© melhor nem iniciar o projeto, pois eu j√° vi algumas pessoas desistirem e culparem a comunidade, sendo que a maioria das pessoas nem sabiam da exist√™ncia do mesmo.

Isso leva tempo, e n√£o √© qualquer um que tem paci√™ncia de esperar esse tempo chegar, ainda tem a quest√£o do conte√ļdo, a pessoa vai criar conte√ļdo para o Manjaro, ou s√≥ vai requentar os assuntos de outros canais? Esse tipo de canal eu n√£o consumo, eu prefiro ver os "originais" e valorizar que est√° criando o conte√ļdo, mesmo que seja para outa distribui√ß√£o.

Existiu um blog assim (ainda existe, mas j√° tem 2/3 anos que n√£o √© atualizado), ele esperava os blogs "famosos" criarem conte√ļdo sobre algo, ai ele escrevia um texto b√°sico e colocava os comandos para instala√ß√£o no Manjaro, sem se preocupar se o programa funcionava ou n√£o.

Sauda√ß√Ķes.

1 Like

Como eu sou de Portugal n√£o haveria nenhum problema j√° eu n√£o iria criar um canal chamado Manjaro Brasil

Você não entendeu o que eu quis dizer em meu comentário anterior...

Forum kindly sponsored by