Fóruns do Manjaro em língua portuguesa

forum
manjaro
português

Como por enquanto aqui não há muita atividade em língua portuguesa, vou deixar 2 links de fóruns sobre o Manjaro que podem te ajudar se você não entender inglês, os fóruns abaixo são sites brasileiros:

Lembre-se: esses não são fóruns oficiais, se precisar de suporte com mais rapidez ou quiser entrar em contato com os desenvolvedores é melhor utilizar este fórum.

Eu não entendo pq eles não vem para aqui, o forum oficial é bem aberto quando se trata de linguas, inglês é usado como lingua franca, mas sempre podemos ver threads em espanhol e alemão por aqui, eu sinto como se fosse mais um problema de quantidade de usuários usando esse fórum que falam português

Talvez seja isso, talvez não. Pessoalmente, prefiro uniformização de linguagem num determinado fórum. Penso que a maioria dos Portugueses será assim. Não estou tão certo quanto aos Brasileiros, uma vez que são, normalmente, bem mais ativos no que respeita à participação neste tipo de redes (pelo menos encontro sempre muita mais informação em Português do Brasil do que de Portugal - não sei se será apenas uma questão de número).

eles não veem para cá porque a maioria não se sente bem em um ambiente onde não é o seu idioma nativo (português). não vejo problema nenhum em ter um local onde as discussões ocorram no idioma nativo, assim a comunicação usuário-usuário flui com mais facilidade/transparência. hoje o Manjaro Brasil tem 2.842 usuários registrados e é um site bem consultado, seja pelos registrados ou não, para dirimir qualquer dúvida sobre o Manjaro em português!

vlw fwi, Holmes :slight_smile:

Opa, fico feliz por encontrar parentes de terra. 

Bom, vou começar por mim, sou muito novo no mundo do linux, semana passada fiquei curioso sobre o linux e tentei fazer dual boot, com win 10 pro (original) e ubuntu lts, n deu nd certo, resumindo, parecia que o win tinha sequestrado a bios.
Hrs e varias formatações depois, desisti de dual boot e formatei o ssd do sistema (ate agr estava instalando o ubuntu numa repartição do hd) e instalei o ubunto como single os.
O primeiro dia foi mil maravilhas, ate instalar alguns pacotes para um apk que junta whatsapp, gmail, telegram…, pronto, tudo voltou a dar errado.
Duas formatações depois eu desisto do ubuntu e venho pro manjaro, paixão a primeira vista, uma semana com ele e amando.
Não tive problema algum com ele ate agr, minto, tive sim, mas foi lerdeza minha, era só ativar downloading pela AUR.
Finalizando com perguntas, alguma dica para um completo novato no linux e no manjaro? como aprender a usar o terminal sem perigo e medo? indicam algum curso relacionado (atualizado e para iniciante, de preferencia)?
Segue a baixo meu screenfetch:

Dicas: Quase nunca formatar é a solução, sempre mantenha o sistema atualizado, antes de atualizar verifique na thread de update se houve algum problema relacionado ao seu hardware
Usar terminal sem perigo e medo: nunca use comandos que vc não domina como super user (sudo)
Dave ter cursos bons por aí: já vi, não lembro onde, curso de bash script de graça, não precisa se preocupar tanto com ‘atualizado’, já que se shell script se mantém o mesmo por muito tempo

alguma dica

1- Cuidado ao remover programas(os packages). Eles têm as chamadas “dependências”, se você remover um programa X e ele tiver dependências em comum com um programa Y, ele vai remover o programa Y junto. O terminal usando os comandos pacman ou yaourt, ou visualmente o Pamac(o instalador de programas) avisam isso toda vez, se tiver em dúvida dá uma pesquisada ou pergunta no fórum que o pessoal te explica.

2- Com o tempo você vai ver que tem MUITA informação na Wiki do Arch Linux, https://wiki.archlinux.org/. Tem vários guias bem detalhados para você fazer de tudo e a maioria também funciona no Manjaro porque o Arch é a “distribuição mãe” do Manjaro, ele é baseado no Arch Linux, é daonde estão saindo os programas que você está instalando e fazendo atualizações, é dos repositórios deles e dos repositórios do Manjaro e também repositórios da comunidade, o AUR que estão vindo os programas.

como faço isso?

Como excluir pacotes orfão sem perigo então?

Cria um novo tópico em: https://forum.manjaro.org/c/portugues

Aí quem souber português te ajuda por lá, este tópico aqui é só para falar dos outros fóruns.

blz, farei isso amanhã, boa noite galera.

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.