Empacotação

Boa noite a todos, quero saber como posso guardar a compilação de um pacote que eu fiz pra instalar em outro pc com manjaro, não quero ter que compilar tudo de novo por que demora muito eu li uma vez num fórum que dava pra empacotar o BUILD se não me falha a memória. Se puder também me mandem algum link pra eu aprender o geral a respeito de manjaro linux, eu sei programar um pouco em C, C++, python, C#.

A criação de pacotes no Arch Linux (e no Manjaro) é feita através do makepkg. Este programa segue as instruções dum ficheiro de texto chamado PKGBUILD. Após a compilação o ficheiro criado tem a extensão .pkg.tar.xz e este o pacote que deves guardar.

Todos os pacotes instalados são normalmente guardados em /var/cache/pacman/pkg/. Alguns programas para compilar e instalar pacotes do AUR podem não os copiar para a cache do pacman, mas essa é uma opção configurável. Por exemplo, no trizen essa opção encontra-se em ~/.config/trizen/trizen.conf.

Para mais informações sobre o makepkgaqui. Sobre o PKGBUILDaqui. No AUR podes encontrar muitos exemplos de PKGBUILD, por exemplo este. No gitlab do Manjaro encontras todos os PKGBUILD dos pacotes compilados pela equipa do Manjaro.

EDIT: para quem pretende partilhar uma base de dados de pacotes entre várias máquinas há aqui boas dicas.

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.