Comandos que informam memória

Eu uso manjaro i3 e i3blocks para exibir notificações.
Quando abro htop para examinar o uso de memória usada e comparo-o com o resultado dos comandos abaixo, existe uma diferença de valores entre comandos.
Sem incluir o swap.
Existe uma forma mais precisa de obter o valor da memória usada?

Comandos:

1. inxi -x -m | awk '/^Memory/ {print $7}'
  2. free -h --si | awk '/^Mem.:/ {print $3}'

Eu guio-me normalmente pelo free, que dá resultados idênticos aos do htop. O resultado fornecido pelo inxi é uma percentagem da memória total, que pode dar resultados um pouco diferentes porque são arredondados.

Por exemplo:
O htop diz-me que tenho 1.61GB de RAM ocupados. O free diz-me que tenho 1394MB de uso + 259MB partilhados e o inxi diz-me que tenho um total de 11.60GB com 1.51GB (13.0%) em uso. Ora, (1394+259)/1024 ~ 1.61GB e 11.60*13/100 = 1.508 ~ 1.51GB. Esta diferença de cerca de 100MB é consistente, não percebo bem porquê. Talvez uma vista de olhos no github a explique.

EDIT: ok, penso que o inxi calcula a informação sobre a memória a partir de /proc/meminfo. Dependendo do que é considerado no cálculo, podem surgir diferenças. De qualquer forma essas diferenças não são importantes.

This topic was automatically closed 90 days after the last reply. New replies are no longer allowed.