backup de programas

Eu quero saber como fazer um backup offline de meus pacotes instalados como o wps-office, dolphin emulator, chromium, vscode, etc.., pra quando eu formatar não precisar ter que fazer download de tudo de novo, não quero fazer um backup do sistema inteiro, só dos programas. Também tem um pacote que eu instalei pelo Flatpak que é o citra, tbm quero fazer backup deles.

fazer backup da lista de pacotes instalados

for pacman - octopi
sudo pacman -Qqen > pkglist-repo.txt 

for package from AUR 
sudo pacman -Qqem > pkglist-aur.txt 

re-install with pacman octopi
 sudo pacman -S --needed $(< pkglist-repo.txt) 

He wants to backup the programs themselves, not just the list.

@0mega Os pacotes instalados estão em /var/cache/pacman/pkg/. Não te esqueças que não basta copiar os ficheiros dos pacotes. É também necessário guardar as dependências de cada pacote. As dependências podem ser vistas com a opção -Qi.

Esta solução só é válida quando o backup está atualizado, caso contrário podem surgir muitos problemas quando instalas pacotes antigos. Normalmente a melhor solução é manter um backup integral da pasta /var/cache/pacman/pkg/ ou redirecionar esta pasta para outro local em /etc/pacman.conf (remove o caracter # da linha #CacheDir = /var/cache/pacman/pkg/ e altera o caminho para a pasta de backup).

Também convém manter esta pasta limpa. Para isso há o paccache. Para eliminar pacotes desinstalados:
sudo paccache -ruk0
Para remover versões antigas:
sudo paccache -rk1
O 1 pode ser alterado para o número de versões anteriores que quiseres manter, 0 limpa a cache por completo.

1 Like

muito agradecido :slight_smile: vlw

1 Like

This topic was automatically closed 30 days after the last reply. New replies are no longer allowed.